quarta-feira, setembro 22, 2004

RELEVÂNCIAS

Dizem que uma problema só aparece em nossa vida quando reunimos todos os ingredientes para resolvê-lo: diante de aflições que permeiam seu pensamento, tenha serenidade, pois com certeza a solução está próxima e, o mais importante, está dentro de você. Picasso dizia: "As coisas são fáceis, ou são impossíveis".

Reserve, soberano, o espaço de Deus em seu ser: ele não prova ninguém além de suas forças. O que é mais comum acontecer é nós não entendermos muito bem , de início, os Seus propósitos.

As pessoas que cruzam o nosso caminho têm sempre algo a nos ensinar: depende dos nossos olhos e do nosso coração para conseguirmos exercitar, com competência, o espaço do aprendizado. Umas só nos enriquecem com o seu jeito maravilhoso de ser e de pensar. Aquelas outras, que atrapalham o nosso caminho, devem ser, também, respeitadas e compreendidas, pois aqui estão para ensinarem algo a nós, nem que seja via caminhos tortuosos. Elas não têm consciência de que estão ensinando algo: cabe-lhe descobrir o que está aprendendo. Os ensinamentos se manifestam de diferentes formas: quem sabe não é a hora de você aprender a ter mais paciência, a ser mais solidário, mais humilde, mais humano, mais perseverante, mais bondoso?

Agradeça sempre a Deus por ser essa pessoa abençoada, inteligente, com singulares dons e predicados, procurando, sempre, retribuir o quanto nos brindou com sua presença e seus exemplos, adotando posturas pacíficas e fraternas, integradoras e sensíveis.

Faça a sua parte, sempre: procure se depurar a cada dia. Cuide-se muito bem, tanto da alma quanto do corpo. Dê o melhor tratamento à sua carcaça, o melhor tratamento que estiver à sua disposição: é nela que você irá passar o resto dos seus dias, que, espero, sejam muitos e felizes.

Conheça-se cada vez mais e curta bastante as autodescobertas, os progressos. Seja a sua melhor versão em todos os momentos. Esmere-se nessa empreitada, tendo consciência que a sua conduta no dia-a-dia é o seu mais interessante cartão de visitas. A cada conquista, a cada evolução ("Eu era tímido", "Eut inha dificuldades para me expressar", "Eu não tenho muita paciência"), corra até o seu programa-fonte e atualize a sua auto-versão, com conceitos melhorados, frutos da sua evolução: com isso você sempre terá pretextos e motivos para manter elevada a sua auto-estima.

Compartilhe com o maior número possível de pessoas as boas-novas em sua vida: isso poderá dar um novo sopro à vida das pessoas que lhe querem bem. Tem muita gente que só sabe compartilhar os problemas: assim que os resolvem, assim que melhoram de vida, esquecem-se de todos aqueles que se preocupavam com ela quando a maré não estava muito boa. Bastar-se e não apresentar problemas para os outros já é uma grande evolução, mas não é suficiente: é preciso compartilhar as descobertas e os novos ensinamentos.

Não se esqueça nunca de que você é referência para um número infindável de pessoas: muitos não se dão conta o quanto influenciam a vida de outras pessoas, muitas delas desconhecidas: nós não sabemos quem são, mas elas, anonimamente nos admiram, não importa por que motivo ou característica: o sorriso, o jeito de ser, o jeito de andar, a inteligência, o porte, a beleza, o instinto solidário, a simpatia, o sorriso.

Esteja sempre pronto a responder de forma afirmativa e assertiva à seguinte indagação: "Eu faria falta se não existisse?". Vou ajudá-lo nessa resposta: claro que você faria muita falta. Pare de olhar apenas para o umbigo e veja o quanto você empresta significado à vida das pessoas, principlamente as que estão à sua volta.

Lembre-se: Deus não desperdiça as criaturas. Gente foi feita para brilhar intensamente. Mantenha, pois, sua alma aquecida, continuadamente. E justifique cada dia mais o alto investimento divino que é mantê-lo vivo, lúcido, inteiro e cheio de amor. Esteja pronto para as buscas, as trocas, os investimentos, os aprendizados, os resultados: é o mínimo que pode fazer por você mesmo e por todos aqueles que não se cansam de amá-lo e que se sentem felizes por tê-lo por perto.

L.A.C.

Nenhum comentário: