quarta-feira, março 30, 2005

ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NA GRADUAÇÃO

Como forma de valorização do texto e para facilitar a sua compreensão, em todo trabalho escrito, principalmente a partir da Graduação, devem ser observadas as normas técnicas para produção de trabalho acadêmico, fixadas pela ABNT, havendo, também, além do corpo do texto, dentre outras, a inclusão de:
- folha de rosto;
- sumário;
- bibliografia;
- anexos.

Estes trabalhos ao longo da graduação servem como preparação para a futura necessidade de elaboração e defesa do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Podem propiciar, também, ao aluno uma oportunidade de exercitar suas habilidades na realização de uma apresentação, com competência e ética, seguindo algumas técnicas recomendadas:
- pesquisa bibliográfica;
- cuidados / criatividade na preparação dos materiais;
- uso adequado da voz;
- postura cênica;
- expressão corporal;
- utilização dos equipamentos/recursos;
- formas de interação com a platéia.

Para tanto o Aluno deverá receber previamente dicas de como conduzir essas apresentações, tendo, ainda, a oportunidade de vir à frente em diversas outras ocasiões nas aulas, seguida sempre de sessões de feedbacks, onde serão enfatizados os aspectos mais interessantes apresentados e sugestões que poderiam tornar o evento mais interessante.

Essas iniciativas contribuem para preparar o aluno para o mercado de trabalho, melhorando as suas chances de se sair bem quando tiver que elaborar uma pesquisa e quando precisar fazer uso da palavra, nos diferentes contextos: pessoal, acadêmico e profissional.

O trabalho deverá versar sobre assuntos pertinentes ao campo de abrangência da Disciplina, ficando a critério do Aluno a escolha do tema: se julgar necessário, pode consultar o Professor sobre a possível pertinência do tema pretendido. Deverá ser individual, como forma de aprimoramento do aluno: se o trabalho for em grupo haverá maiores chances dos mais tímidos e os preguiçosos se esconderem atrás dos empreendedores.

Na escolha do tema, leve em consideração a pertinência/relevância do assunto escolhido, lembrando-se de abordar tópicos de interesse do seu curso e da disciplina que você está cursando. Coloque-se, nesse momento, no lugar de alguém da platéia e imagine sobre que assunto você gostaria de obter informações que contribuíssem para o seu crescimento pessoal e/ou profissional.

Interessa, nesta atividade, que o aluno exercite o seu poder de pesquisa, análise e síntese. Não tem nenhum valor apenas fazer uma conveniente montagem, limitando-se a recortar e colar trechos de arquivos, ou apenas transcrevendo textos prontos, mesmo que dando o crédito aos autores.

Inibição não é argumento para não se apresentar o trabalho. Como sugestão de avaliação, o trabalho escrito poderá valer oito Pontos. A Nota será um somatório dos seguintes fatores de qualidade:
- conteúdo do texto do trabalho;
- pertinência do tema abordado em relação ao conteúdo da Disciplina;
- observância das normas na produção de trabalho acadêmico;
- diversidade da pesquisa;
- criatividade na escolha e uso dos recursos/materiais utilizados;
- apresentação em sala (domínio do conteúdo, tipo de abordagem, desenvoltura, qualidade da informação, capacidade de despertar o interesse na platéia, etc.).

Os dois Pontos restantes serão atribuídos com base na freqüência do Aluno, iniciativa/participação nas atividades em grupo, além da qualidade das suas intervenções durante as aulas como um todo.

Na elaboração do trabalho é um extraordinário exercício dispor lado a lado várias fontes de informação, analisá-las e procurar registrar pontos em comum ou conflitantes entre os diferentes textos/autores. Não se limite apenas a pesquisas em sites na Internet (o que é muito prático e rápido, além da tentação do "recortar e colar"): mostra-se importante, também, pesquisar livros, periódicos, jornais.

É importante reservar um espaço no trabalho escrito, a título de Considerações Finais, para que você expresse suas opiniões com relação ao tema abordado, abrangendo alguns desses aspectos:
- o que pensa a respeito do assunto;
- quais foram as suas impressões;
- que impacto essa abordagem tem na formação do profissional;
- se tem correlação com a realidade brasileira e/ou capixaba.

Nesse exercício, sempre que possível, faça analogias entre as citações acadêmicas e as seguintes possibilidades:
- o seu grau de ineditismo ou de singularidade;
- o impacto das afirmações na realidade da vida das pessoas;
- a situação do mercado de trabalho (capixaba, nacional e/ou mundial).

É considerado um trabalho pobre, em termos acadêmicos, se não houver:
- uma diversificada e qualitativa Bibliografia;
- diversas citações de autores ao longo do texto, confirmando ou contrariando as suas idéias (sempre que o fizer, cite o autor, o - ano da publicação, caso o leitor se interesse por conhecer maiores detalhes sobre o autor e/ou a obra;
- quadros, gráficos e/ou imagens, ou ainda transcrição de trechos de obras, sem a citação da respectiva fonte (Publicação original, sobrenome do autor, ano da publicação).

Nem tudo o que estiver contido no trabalho escrito, precisa ser apresentado em sala (pode servir, principalmente, para maior fundamentação teórica do texto), mas tudo o que for apresentado em sala deve constar do trabalho escrito, incluindo, como anexos, se for o caso, fábulas, estórias, letras de música, detalhamento de dinâmicas, diálogos de dramatizações.

De acordo com a criatividade de cada aluno, poderá elaborar a sua apresentação, com utilização/exploração adicional de uma ou mais das seguintes possibilidades:
- trecho de um filme (comercial, desenhos, de animação);
- dramatização (podendo contar com a colaboração de colegas);
- música;
- estórias, fábulas;
- fatos com destaque na mídia;
- exemplos da vida pessoal;
- exemplos da vida profissional (seus, de familiares/conhecidos).

Prepare sempre um pouco mais de material/recursos: além de lhe dar a oportunidade de escolher qual usar, segundo a dinâmica da sua apresentação e das reações da platéia, você terá um recurso extra para provável utilização, caso a sua apresentação ocorra de maneira mais rápida do que imaginava.

Uma vez concluída a elaboração do trabalho, faça simulações de apresentações com seus colegas ou familiares, pedindo que emitam sua opinião e que dêem sugestões, tomando muito cuidado na gestão do tempo. O desafio é fazer e apresentar o trabalho de uma forma muito melhor e mais interessante do que já fez até então.

Quando produzir slides no Power Point ou transparências:
- na segunda página elabore o Sumário da apresentação (na primeira devem estar o título do Trabalho e o nome do autor;
- atenção para o tamanho da fonte da letra,de forma que seja legível em todos os lugares da sala;
- não coloque muito texto/informação por página;
- não reproduza na íntegra o texto original;
- não reproduzir cópia, em tamanho original, da página inteira do livro ou publicação;
- não misture diferentes tópicos e assuntos na mesma página;
- coloque apenas os tópicos mais relevantes, de uma forma sintética, como um balizador, um guia lógico tanto do Apresentador como da platéia;
- apresente, em páginas separadas, conceitos, resumos, principais idéias, quadros estatísticos, gráficos, imagens;
- se for desdobrar o mesmo assunto em várias páginas, repita no cabeçalho de cada um o título-fonte e numere seqüencialmente cada um deles, como forma de amarração dos diversos topicos comuns.

Ao usar esses recursos, parta do princípio que ali devem estar contidos apenas os tópícos mais relevantes, funcionando como um balizador para o apresentador e para a turma sobre os itens tratados, além de conceitos, resumos, principais idéias, imagens, gráficos, quadros estatísticos.

Para cada quatro minutos de apresentação tome como referência um slide ou transparência. Se resolver preparar mais slides, hierarquize-os (do mais importante para o menos importante) antes da apresentação, para você fazer uma gestão dinâmica do tempo, utilizando tantos quanto o tempo o permitir, e descartando com serenidade os que não puderem ser exibidos.

Mais importante que o resultado final em si será a dedicação demonstrada na qualidade do trabalho elaborado e o esforço em apresentar o trabalho da melhor forma possível, lembrando que o espaço das aulas, nesses casos, funciona como um laboratório, ou seja, um local apropriado para experimentos (tentativas, ousadias, erros e acertos).

Não subutilize o tempo disponível para a apresentação: no mínimo planeje atividades para ocupar 90% do tempo destinado a você.

Teste previamente todos os equipamentos, cabos, plugs e tomadas. Veja se há necessidade de extensão elétrica.

Treine a modulação de voz: é importante que fale de forma audível por todos na sala. Se necessário, pode lançar mão do microfone.

Tenha sempre um Plano B (uma estratégia alternativa), para o caso de algum problema com os equipamentos: falhas na reserva, ou de funcionamento na hora da apresentação.

Lembre-se que o seu compromisso é dar o seu recado sobre o assunto escolhido, independente de limitações técnicas/operacionais, pois na vida profissional, apesar dos incidentes, você tem que "sair do outro lado", vitorioso.

Se o tempo disponível for curto para a dimensão do seu trabalho, é melhor se expositivo, ou seja, dar o seu recado sem interações com a platéia, para não correr o risco de estourar o tempo.

É responsabilidade do aluno providenciar, com bastante antecedência, a reserva de equipamentos que irá utilizar na apresentação: Kit completo (com CPU, Tevê e Vídeo); só Tevê e Vídeo; DVD. Para tanto deve procurar a área específica para tal (Secretaria do Curso), certificando-se tempestivamente se as suas reservas foram confirmadas e/ou se foram feitas da forma correta.

Pelo menos na aula que antecede à apresentação deverá ser entregue ao Professor uma cópia do trabalho escrito e da programação a ser desenvolvida em sala.

Se o aluno julgar conveniente, pode providenciar, para os alunos da sua turma, como forma de enriquecer a sua apresentação:
- um Folder com um resumo do assunto estudado;
- cópia de uma mensagem ou a letra da música estudadas;
- gráficos, quadros estatísticos, pesquisas, etc.

O tempo de apresentação será definido pelo professor, de acordo com o Período da turma (quinze minutos para os primeiros Períodos e trinta minutos para os últimos Períodos).

As apresentações devem ocorrer nos dias previamente marcados, somente se justificando um adiamento por motivos de força maior, assim enquadrados pelo Professor.

Os adiamentos por motivos julgados questionáveis (tilt na impressora, perda de arquivos, queima de HD, diversas atividades em outras disciplinas nos dias próximos à apresentação), poderão ser remarcados, a critério do Professor, com perda de pontos na avaliação do trabalho, acarretando a obrigatoriedade de apresentação na nova data. Na reincidência de adiamento sem justificativa acatada, significará nota Zero na Avaliação.

Na apresentação tente manter todos os Alunos no seu campo de observação: ao olhar para todos eles de uma forma continuada você terá condições de aferir instantaneamente como está sendo percebida sua apresentação, podendo confirmar o acerto da sua estratégia ou fazer correções de rota sempre que julgar adequado.

Lembre-se de ficar sempre de frente para a platéia, a fim de evitar os "pontos cegos" (são aqueles espaços da platéia que estão fora do seu alcance de visão, pelo fato de você não dirigir o olhar para as pessoas ali instaladas).

Caso recorra a estórias/fábulas ou a um texto específico, não basta relatá-los: você deve fazer uma interpretação pessoal da mensagem, inserindo-a na realidade abordada. Antes de dar a interpretação oficial ou a sua interpretação, colha depoimentos da platéia e peça opiniões.

É bastante comum o trabalho ficar malfeito para o Aluno que deixa para fazê-lo na última hora. Utilize a seu favor o tempo disponível, fazendo uma pesquisa séria e dedicando um bom tempo para a elaboração do texto.

Até o encerramento da apresentação, deverá também entregar os Arquivos em meio magnético ao Professor, contendo todo o detalhamento da apresentação (Arquivos Word, e, se for o caso, Power Point, outras Animações), acompanhados, conforme o caso, de transparências, detalhamento de atividades.

Após diversas apresentações na mesma aula, a critério do Professor, haverá um espaço para o exercício da crítica, através de discussões, com sessões de feedbacks, esclarecimento de dúvidas e complementos de informação, havendo espaço para manifestações do Professor e dos alunos ("Pontos Fortes" na apresentação e "Pontos a Desenvolver").

É muito importante a maturidade no exercício da crítica, tanto no bom senso e ponderação de quem emite a opinião, quanto na humildade de quem recebe os feedbacks.

Deve, também, disponibilizar aos alunos da sua turma, o conteúdo dos trabalhos, através de Listas de Grupos no Correio Eletrônico, ou disponibilização em Página na Web.

Cabe aos demais Alunos em sala prestar muita atenção nas apresentações, pois é uma ótima forma de aprendizado do conteúdo. Para colaborar com quem está apresentando, deve participar sempre que for convidado, ou que julgar apropriado.

Além disso, deve observar bem como os seus colegas fazem as apresentações, para assimilar iniciativas interessantes que podem ser novamente utilizadas e, principalmente, aprender com os erros cometidos por seus colegas de turma, evitando repetir o que, definitivamente, não funciona.

Menor será, também, a tolerância do Professor com as suas falhas quando da apresentação, principalmente as que forem comentadas e realçadas em sala: por isso a importância da presença do aluno em todas as aulas.

Estas observações não têm a pretensão de formar um profissional pleno na elaboração e na apresentação de trabalhos: são algumas dicas que, se observadas na sua maioria, certamente contribuirão para um trabalho de melhor qualidade e uma apresentação mais refinada.

Boa sorte: conte comigo.