quarta-feira, setembro 29, 2004

CÓDIGO ÉTICO DO ALUNO/TREINANDO

São conselhos aparentemente óbvios: não custa lembrar que, por conta de obviedades e de aspectos implícitos não verbalizados, muitas vezes acontecem sérios ruídos no processo de comunicação, causando inimizades, ineficiência e, no mínimo, sérios conflitos.

Compareça a todas as aulas e atividades: pode ocorrer que, justamente naquela que você faltar, sejam repassados conceitos e mensagens fundamentais para o seu crescimento pessoal e o seu direcionamento profissional .

Respeite os horários de início e fim das atividades: muitos querem sair no horário de encerramento, mas não se preocupam em chegar em sala no horário de início do evento. Somente saia da sala durante a realização do evento por motivos absolutamente indispensáveis/justificáveis.

Desligue o celular, ou, se estiver aguardando alguma ligação muito importante (principalmente envolvendo questões de saúde de familiares), mantenha-o no "vibracall" (silencioso): se ele tocar, saia rapidamente da sala para atendê-lo. Alguns participantes caras de pau seguem todo o script do mal-educado, pois deixam o celular ligado, que toca várias vezes durante a atividade: nesses momentos eles atendem às chamadas com naturalidade e mantêm a conversa em sala, o que é extremamente desrespeitoso.

Participe ativamente das aulas, tendo "foco", estando inteiro na sala. Controle a autodispersão: se qualquer ruído ou evento o distrai, descubra mecanismos de se fazer efetivamente presente em sala, com a atenção centrada no evento. Faça anotações constantes, o que exigirá bastante concentração, além de lhe permitir ter, a todo momento, um vínculo com o assunto que está sendo tratado.

Não mantenha conversas paralelas: esclareça em sala suas dúvidas, diretamente com o facilitador/professor. Assim, em vez de provocar dispersão na sala ao comentar algo com o seu colega ao lado (e distraí-lo, também), exponha a sua dúvida ou idéia para o facilitador, que estenderá o seu questionamento para o grupo todo. Na maioria das vezes elas são dúvidas também dos outros participantes que, por vergonha, não fazem perguntas e permanecem na dúvida. Não existe pergunta cretina: no máximo ocorre uma resposta cretina.

Faça uma coisa de cada vez: durante a aula ou treinamento não é o momento adequado para ficar lendo ou folheando um livro, apostila, ou fazendo um exercício de outra disciplina. Alguns alunos parecem passar por um processo de carência: fazem algo inadequado só para chamar a atenção: demonstram ficar felizes/satisfeitos ao serem repreendidos

Ajude a enriquecer o conteúdo do que está sendo tratado em sala, ilustrando o seu depoimento com exemplos (pessoais ou de pessoas conhecidas, ou ainda com base em leituras feitas).

Não deixe para estudar apenas na véspera das provas ou horas antes da sua realização: além de ter poucas possibilidades de ter algum efeito prático, você corre o risco de embaralhar conceitos. Não falte principalmente às aulas que antecedem a realização da prova.

Mantenha acesa a chama da inquietação e da curiosidade em sala: peça detalhes, exemplos, desdobramentos. Estabeleça analogias, explore possibilidades e potencialidades. Enxergue cada questão sob todos os ângulos possíveis, colocando-se no lugar dos diferentes personagens: são variadas formas de se estabelecer um amplo leque de alternativas, com maior isenção e profundidade, devendo aumentar significativamente a qualidade do seu processo de tomada de decisão.

Faça o seu marketing pessoal, mostrando suas habilidades e virtudes. Lembre-se que a sala de aula é um ótimo local para enriquecer a sua rede de relacionamentos: se você se destacar, através de uma equilibrada conduta (ao exibir inteligência, senso crítico, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e postura empreendedora), poderá ser objeto de indicações para estágios, empregos.

L.A.C.

Nenhum comentário: