terça-feira, setembro 13, 2005

FORMAS DE PAVIMENTAR SUAS AÇÕES ENVOLVENDO MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Ampare-se na lógica que indivíduos que se sentem respeitados na empresa em que trabalham têm mais motivos para manterem a auto-estima num nível elevado: tendem, por conseqüência, a ser mais produtivos com qualidade, atendendo os clientes e fornecedores com presteza e satisfação.

Muitas vezes, porém, o óbvio precisa ser dito pelos dirigentes aos empregados que, mesmo desfrutando de uma série de benesses e regalias na empresa, não se dão conta disso: conseqüentemente tendem a não valorizá-las como deveriam.

Se você participa da equipe responsável pelas reordenações organizacionais de sua empresa, seria interessante, precedendo qualquer ação focada nesse segmento, que você se detivesse na análise de aspectos comportamentais, afetos ao clima e à cultura organizacionais - contidos na parte submersa do iceberg da sua empresa.

Há correntes de pensamento que advogam a tese de que pelo menos 70% dos problemas operacionais de uma empresa tem em suas raízes algum tipo de desentendimento pessoal entre os empregados dos diferentes escalões.

Para que as relações se desenvolvam com uma harmonia satisfatória é preciso que cada empregado seja sensibilizado, também, sobre a importância de dar atenção a um relacionamento precedente: o intrapessoal. Quem não está bem consigo mesmo, terá maiores dificuldades para se relacionar bem com os demais.

Procure avaliar como está o auto-conhecimento de cada um, não apenas sobre os seus pontos a desenvolver, mas, principalmente sobre seus dons, habilidades, áreas de domínio de conhecimento e virtudes.

Quanto melhor a pessoa se conhecer – e gostar do que constata – maiores serão suas chances de, reconhecendo o seu próprio valor, manter elevado o astral e de se sentir mais confiante e produtivo.

Quanto aos “pontos a desenvolver” convide-os a hierarquizá-los por ordem decrescente de importância (a seleção dos mais prementes não deixa de ser uma forma de direcionar o seu foco para, em termos de investimento, não ficar “atirando” em todas as direções), estabelecendo prazos, objetivos, parcerias e investimentos necessários.

Alguns estudiosos advogam a idéia de que devemos deixar de lado os campos de domínio em que somos medianos para investirmos naqueles em que já somos bons, objetivando nos tornarmos ótimos, dentro do princípio que as pessoas são lembradas e valorizadas por suas grandes virtudes, dando-se pouca atenção para as limitações delas.

Um empregado mais bem resolvido tem menos chance de ter problemas de saúde (física ou psíquica), reduzindo de forma significativa a probabilidade de licenças e afastamentos do trabalho. Em virtude de estresse e de insatisfações surgem, como se sabe, as doenças decorrentes da somatização dos problemas, tais como: dermatoses, cefaléias, gastrites, úlceras, etc.

Procure, também, mapear as iniciativas da empresa em termos de relacionamento interpessoal, além das conquistas dos empregados nos últimos anos, em termos de bem-estar e qualidade da vida. Descubra uma maneira criativa de promover à divulgação dessas informações, enaltecendo o binômio: “preocupações da empresa com o empregado” e “motivos de satisfação do empregado com a empresa”.

Perceba que até agora não falamos de metodologias, estratégias negociais, pesquisas de mercado, concorrentes, clientes externos: são formas simples e baratas de se fortalecer internamente os vínculos.

Consiga um bom número de adeptos para a sua causa, nos mais diversos níveis hierárquicos (há espaço para todo tipo de colaboradores), para, juntos, se fortalecerem e difundirem conceitos sobre esse tema e a sua conseqüente importância na vida de cada um.


Para ajudar na instrumentalização do processo reserve um tempo para elaborar um planejamento básico dos próximos passos, incluindo, dentre outros, os seguintes aspectos:
- faça sessões de Brainstorming: no início de processo os participantes, diante de um problema, têm como compromisso, elencar, durante um determinado espaço de tempo, o máximo possível de palavras que lhes vêm à mente, sem qualquer tipo de censura ou processo de racionalização. Depois, é realizada a seleção/filtragem das palavras afins por grupamentos definidos, como por exemplo, todas as que envolvem “Recursos Humanos”, “Tecnologia”, “Legislação”, “Mercado”, etc. Conduz-se reflexões sobre a construção de soluções com base nos levantamentos efetuados;
- alinhe o propósito de cada ação, as palavras-chaves, as idéias principais e os conceitos indispensáveis;
- defina os elementos de sustentação do projeto: a equipe, o patrocinador, o tipo de patrocínio, as próximas ações, o público-alvo, os custos;
- estabeleça o cronograma de intervenções e monte de forma preliminar a agenda de compromissos.

Desencadeie ações estruturadas: sensibilize dirigentes - e consiga que um deles seja um patrocinador da causa, conquiste aliados e treine multiplicadores.

Divulgue as conquistas preliminares e os resultados iniciais, por menores e incipientes que sejam: é bem-vinda toda ação edificadora nesse momento de construção de imagem.

Se o tempo permitir e a ação o exigir, poderá, também, utilizar as quatro variáveis relevantes na elaboração de um Planejamento Estratégico: Forças e Fraquezas (no âmbito da empresa: fatia de mercado, qualidade dos produtos/serviços, estágio de desenvolvimento tecnológico, nível de satisfação interna, etc. ) e Ameaças e Oportunidades (no ambiente externo: clientes, concorrentes, legislação, mercado, fornecedores, etc.).

Antes de pedir novos apoios, mostre sempre serviço sobre o que você está fazendo atualmente: a melhor maneira de ser ouvido e reconhecido é exibindo, primeiramente, resultados.

Lembre-se sempre que ninguém atira pedras em árvores sem frutos. Prepare-se e desenvolva mecanismos de defesa, para poder enfrentar com serenidade e competência os novos desafetos, principalmente quando os resultados começarem a aparecer: é quase inevitável despertar cobiça, inveja, disputa de poder e de espaço.

Dizem que não se gerencia o que não for passível de mensuração: crie mecanismos de aferição de desempenho, de comparação de resultados, além de pesquisas para levantamento de expectativas internas (empregados) e de níveis de satisfação dos empregados e clientes (antes e depois das implementações).

Antes de tomar decisões relevantes procure ouvir pelo menos uma pessoa, nem que seja por telefone ou e-mail, se o tempo não permitir uma intervenção mais estruturada: é uma preciosa oportunidade de refletir sobre a tempestividade (muitas vezes a sua idéia é excelente, mas não no momento desejado), os pontos positivos e as limitações da proposta, além de receber dicas.

Diante das inovações que pretende implementar faça, antes de tudo, o papel de “Advogado do Diabo”, procurando se abstrair, invertendo os papéis: se você estivesse do outro lado da questão, quais os senões, os defeitos, os entraves, as limitações que você detectaria na proposta?

Assim, você poderá se precaver com alguns desses prováveis “problemas” que somente estourariam mais à frente, além da possibilidade de desenvolver caminhos alternativos, podendo construir com calma, respostas concretas e convincentes, às indagações dos prováveis questionadores das suas idéias e dos seus projetos.

Por que fazer tudo isto? Como desdobramento dessa cadeia positiva de iniciativas favoráveis a empresa será mais bem vista, terá maior espaço gratuito na mídia (que procura, na maioria das vezes, valorizar os extremos: as catástrofes / fraudes / incompetências, mas também abre espaço para as experiências bem-sucedidas, exemplares), além de contribuir para promover o bem-estar e aumentar suas vendas, melhorar seus resultados.

Ore sempre, pedindo luz e proteção, antes de começar cada jornada, antes de iniciar cada atividade relevante, antes de tomar cada decisão significativa. Ore, também, nos desfechos, quaisquer sejam eles, lembrando-se da máxima que diz que o melhor é o que lhe acontece. Por fim, ore também ao fim de cada dia, pela gama de oportunidades de aprendizados que lhe foram permitidos desfrutar.

8 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde Mestre não sei se vc lembra de mim estudei com o Sr no curso de ciência da computação na faesa 1°/A Maicon.. quero dizer q gostei muito da suas aulas aprendir muito com seus ensinamento.. mais td q indica e q não vo poder continuar com o curso não fui muito bem nas outras materias e a situação finaceira talvez me obrigue a deixa o curso mais vo ver se estudo e no final do ano tente UFES ve se assim consiga da andamento no meu sonho de se torna um cientista da computação..
deis já agradeço
abraço

Maicon Chagas - e-mail estagiario_es@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi, sou o Deyvisson do 1-A CC 2006 achei muito interessante seu blog, as informações são valiosas para quem está iniciando no ramo acadêmico, espero sempre poder acompanhar.
Um super abraço,
Deyvisson

Anônimo disse...

E aí Professor! aqui é o Renyo aquele aluno magro do cabelo grande do 1º Período de Ciêncida da Computação na FAESA do turno noturno, que você teve que fazer curso de Ieroglífos (não sei se é assim que se escreve) para tentar entender minha letra! Bem, suas aulas infelizmente terminaram porque o período acabou! Agora é o momento de seguir em frente com seus ensinamentos de vivência pessoal e trabalho em grupo. Obrigado por tudo! a gente se vê nos corredores da faesa!!

FALO!!!

Anônimo disse...

Pelo jeito faz um tempão que você não passa por aqui.
alcimar

Anônimo disse...

Lourival, talvez vc não lembre mais dos antigos colegas de Brasília, haja vista o tempo que se passou desde que vc mudou para o ES. Em todo o caso quero registrar que foi um prazer descobrir o seu blog, mesmo que meio abandonado por vc e foi um prazer também ver a sua foto e perceber que vc envelheceu muito bem, física e intelectualmente e deu um novo rumo para a sua vida e a sua carreira de forma bastante proveitosa. Seja feliz sempre e dê um abraço em seus filhos.
Até mais
Mapefi

Anônimo disse...

e ai cara foi vc q entrou em nosso blog www.rotatori.blog.uol.com.br? se sim agradecemos e vamos colocar o link do seu la no nosso.

Unknown disse...

Ola Lori,
Tudo bem? Que bom encontra-lo. Entre em contato quando tiver um tempinho. Um abraco,
Arlene Fontanetti
afontanetti@adnoc.ae

Anônimo disse...

Bom dia seu Lourival, tudo bem?
Aqui é o Rod sou amigo do Sávio.
Gostaria de conversar com o sr. sobre um projeto, por favor, entre em contato o mais breve possível no email rod121@gmail.com

Rod