quinta-feira, dezembro 16, 2004

ENTRE A NEGATIVIDADE E AS NECESSÁRIAS NEGAÇÕES

"Não pode.", "Não mexa.", "Não quebre.", "Não suba.", Não pegue.", "Não derrube.", "Você não sabe.", "Você não consegue.", "Você vai cair.", "Você vai se machucar.", "É muito difícil para você.", "É complicado para a sua idade.", "Deixa que eu faço por você.", "Só vai poder quando você for grande.", "Deixa que eu decido: eu sei o que é melhor.", "Porque não, e pronto.", "Um dia você vai me entender."

"Não se mexa.", "Não realize.", "Não ouse.", "Não aja.", "Não volte atrás.", ""Não dê mole.", "Não perdoe.", "Não reconsidere.", "Não dê desconto.", "Não lute.", "Não se permita mudar.", "Não adianta tentar.", "Não vai conseguir".

Não se furte à ação, não se exima, não se culpe, não se isole, não se aliene, não se despreze, não se contente com quase nada, não se anule, não se acomode, não se martirize, não se desvalorize, não se anule, não se baste, não se poupe, não se agrida.

Não espere demais, não se desvie de si, não se destrua, não se aniquile, não se omita, não se oculte, não minta, não se isole, não deixe por menos, não blasfeme, não vacile, não se condene, não fuja da raia, não levante falso testemunho.

"É muito difícil.", "Logo agora você vai querer isto?", "Tá tão bom do jeito que tá.", "Por que você não desiste?", "Você não está querendo muito, não?", "Não vai dar certo.", "O mar não tá pra peixe.", "Deixa para um outro momento.", "Você vai trocar o certo pelo duvidoso?", "Onde você está com a cabeça?", " "Devagar com o andor".

Não se feche, não racionalize tudo, não se faça de vítima, não teorize a vida, não queira ser a palmatória do mundo, não seja um coitado, não sofra por antecedência, não complique, não dê murro em ponta de faca, não carregue o mundo nas costas.

"Não está ao seu alcance.", "Não é para o seu bico.", "É muita terra para o seu caminhão.", "Não insista.", "Na teoria isso é bonito.", "Não é viável no atual contexto.", "É muita pretensão.", "Não há tempo para essas coisas.", "Você ficou maluco?", "Não é possível.", "Não tem a menor chance de dar certo.", "Ninguém antes conseguiu".

"Não se complemente.", "Não se realize.", "Não vale a pena.", "Não viaje na maionese.", "Não me fale mais nisso.", "Não vai ser possível.", "Quando eu tinha a sua idade eu também achava que era possível.", "Não há clima para isso.", "Não passa de uma fantasia.", "Não se iluda tanto.", "Não, não e não".

Não lhe devo satisfação; você não manda em mim; você não tem o direito de agir assim em relação à minha pessoa; você pediu: não reclame; você não pode decidir por mim; não lhe dou o direito de falar assim comigo; você passou dos limites; você vai ter agora o que merece.

"Não quero nada.", Não sei.", "Não trabalho com hipóteses.", "Não consigo.", "Não tenho mais idade para isso.", "Não vou conseguir.", "Não vai me entender.", "Não estou preparado.", "Não tenho estrutura.", "Não se faça de rogado.", "Não enche o saco.", "Não abra o bico.", "Não sei o que quero".

"Não me deixe só.", "Não me abandone jamais: você é tudo o que eu tenho.", "Eu não sei viver sem você ao meu lado.", "Não diga isso justamente agora que a nossa relação estava mais madura, estava crescendo?", "Você não sabe viver sem mim.", "Você não era ninguém antes de me conhecer."

Com qual grupo você mais bem se identificou? Quais dessas negatividades já fizeram parte do seu usual repertório? Quantas ainda constam do seu arsenal? Quantas carapuças você vestiu? Como estão os seus mecanismos de autoproteção? Você conhece alguém em quem cairiam como uma luva alguns desses condicionamentos restritivos/negativos? Você é reativo ou proativo? Quando é necessário reagir, você o faz quanto tempo depois do necessário?

A negatividade coage, intimida, limita, discrimina, veta, diminui, proíbe, pune, cerceia, condena, prejulga, ilude, exclui, diminui, marginaliza, bloqueia, exclui. Destrói sonhos e fantasias, fecha portas, traz complexos, contamina amizades, destrói amores.

O bom uso da negação pode expandir, criar, clarear, oportunizar, esclarecer, libertar. Pode impor necessários limites, pode extrapolar limites, viabilizar sonhos. Escancara portas, restaura fantasia, resgata dignidade, reacende a chama do amor próprio.

O que você vai fazer de diferente a partir de agora? Tomar partido é fundamental: defender-se, ajudar quem precisa de sua intervenção, dar conselhos, dar um "chega pra lá" em alguns, abrir os olhos de outros. Sempre há tempo para você assumir o leme da sua vida e ajudar outros a fazê-lo, também.

L.A.C.

3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, não só eu como muitos iguais a mim se identificam de imediato com o primeiro. Ter tudo, ou quase tudo negado, hoje em dia, praticamente faz parte da rotina de qualquer ser. Ser descriminado não por raça, religião ou qualquer outra crença, mas por sua capacidade. Muitos chefes, supervisores e outros, se sentem ameaçados pela capacidade que um empregado possa exercer, as vezes, o medo de serem superados na sua área de atuação, os leva a "Negarem" o conhecimento e a capacidade do indivíduo, limitando assim suas funções. Saber entender e dar valor a esses conhecimentos, pode ser uma chance de aprender e a crescer junto. Afinal, aprender nunca é o bastante.

Abraços Mestre Lourival,
Wilton Carvalho de Oliveira
1A 2004/2

Anônimo disse...

Querido mestre, quanta riqueza no seu texto. Tudo bate com a realidade nossa de cada dia. Na prática é assim mesmo que acontece. Estou em meio a tudo aquilo ali.
Um forte abraço,
alcimar

Anônimo disse...

Professor, cheguei ao seu blog através de um aluno seu, meu amigo Rafael, que faz o primeiro ano de Ciência da Computação. Adorei esse texto, me identifico com cada um deles em algum momento da minha vida. e do Produção academica, achei muito bom, talvez se eu tivesse essa matéria no meu tempo de graduação que já faz muito tempo, não estaria tendo tantas dificuldades de fazer minha monografia agora na pós graduação.
Um beijo. Elisa