domingo, setembro 05, 2004

O TECLADO DO COMPUTADOR

Adaptação livre de Lourival Antonio Cristofoletti em texto anônimo


Um amigo me mandou um e-mail, me dizendo: “Apxsar dx mxu txclado dx computador sxr antigo, funciona bxm, com xxcxção dx uma txcla, x acho que xstá tudo bxm assim”.

Transportei-me para a realidade dele e incorporei a limitação do teclado antigo, de agora em diante. Às vxzxs, mx parxcx qux mxu grupo x como o mxu txclado, qux nxm todos os mxmbros xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxviam, qux sxmprx txm participantx achando qux sua ausxncia não sxrá notada, qux xlx passa dxsapxrcxbido.

Vocx já dxvx txr pxnsado xm algumas situaçõxs: "Não irxi, ou não participarxi dxssa atividadx. Afinal, sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x, por isso, não farxi difxrxnça, nxm falta à comunidadx."

Xntrxtanto, para uma organização podxr progrxdir suficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa dx todos os sxus intxgrantxs, apxsar dx suas impxrfxiçõxs, sxus mxdos. Txmos sxmprx algo a xnsinar aos dxmais.

Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx daquxlx vxlho txclado x diga a si mxsmo:
"Obrigado, Sxnhor: agora xu entendo qux sou pxça importantx no mxu grupo x os mxus amigos prxcisam – x muito - dx mxus sxrviços, dx minha xnxrgia!"


Você entendeu o que eu queria lhe dizer? Percebeu a sua imensa participação e a sua rica importância na vida daqueles que estão ao seu redor?

Percebeu que assim como tem pessoas que são importantes para nós, também, somos e seremos sempre muito importantes para alguém, para muitos?

Que somos referenciais para muitas pessoas que sequer as conhecemos? Que ao nos negarmos a participar, podemos estar sendo egoistas ao privar os outros da nossa companhia?

Lembre-se sempre de que, ao sermos abençoados para fazermos parte do Universo, passamos a ser uma peça que não pode faltar no maravilhoso quebra-cabeça da vida.

4 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo e professor. Estou feliz pelo seu desempenho aqui no seu mini-site. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Acho que um exemplo mais ilustrativo do que o teclado seria impossivel, o texto fala por si só e nos traz uma lição para que passemos a entender realmente o quanto somos importantes, não apenas só para nos mesmos mais tambem para que todo o sistema funcione perfeitamente.
Parabéns.
Igor F. Vieira
Ciência da Computação

Anônimo disse...

Olá!
Adorei a idéia do blog.
Comecei por aqui, pelo primeiro texto, a cada dia lerei um, ok?
Acho qux xstava prxcisando lxr xstx txxto...rs...
Um abraço Andromeda

Anônimo disse...

Caro professor,
Gostaria de agradecer primeiramente à oportunidade de crescimento e compreensão ao ler o seu blog. Tenho acompanhado-o a algum tempo, e suas idéias me servem de motivação para enfrentar alguns desafios que aparecem na vida,mostrando-me novas formas de ver o mundo. Sobre o texto acima, identifiquei-me bastante, e o próprio que me incentivou a fazer este comentário. Torço que este blog sempre esteja aberto fazendo este ótimo trabalho e continue a me ajudar a trilhar este longo caminho que se chama vida.
Obrigado,
Breno k. Marins
Ciencia da Computação